Mostrando postagens com marcador Arroz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arroz. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Risoto de salmão

Se você tem em seu refrigerador pouca quantidade de salmão congelado e precisa fazer uma refeição para causar uma boa impressão, de fácil preparo e bom rendimento: este risoto é a sua salvação! 


Ingredientes:
1 colher de sobremesa de manteiga;
30 g de alho-poró picado;
2 xícaras de chá de arroz arbóreo;
1 xícara de chá de vinho branco seco;
1,5 L de caldo de legumes fervente (caseiro ou 2 cubos dissolvidos);
1 filé de salmão (aproximadamente 400 gramas) cortado em cubos;
100 g de champignons fatiados;
1/2 pote de cream cheese;
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Refogar o alho-poró na manteiga, sem deixá-lo dourar. Acrescente o arroz e mexa. Junte o vinho branco, misture até que evapore.
Em seguida, abaixe o fogo, mexa a todo o tempo e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, conforme secar o caldo.
Quando restar quantidade de caldo suficiente para cobrir o arroz junte o salmão, os champignons, misture e feche a panela.
Assim que secar o último caldo acrescente o cream cheese, o queijo parmesão e mexa. Se precisar, ajuste o sal.

Dica: Se preferir, substitua o champignon por outro tipo de cogumelo ou palmito.

sábado, 22 de agosto de 2015

Risoto de presunto de parma e queijo brie

Esta receita dispensa comentários...é sensacional!!!


Ingredientes:
2 colheres de sopa de margarina;
1/2 cebola picada;
200g de arroz arbóreo;
1/2 xícara de chá de vinho branco seco;
200g de presunto de parma fatiado;
125g de queijo brie cortado em cubos;
2 cubos de caldo de legumes (ou caseiro) dissolvidos em 1,5L de água fervente;
Queijo parmesão ralado a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto;
1 colher de sobremesa de margarina para finalizar.

Modo de Preparo:
Aquecer a margarina em uma panela, acrescentar a cebola e refogá-la (sem dourar). Acrescentar o arroz e mexer. Juntar o vinho e deixá-lo evaporar.
Em seguida ir colocando o caldo de legumes aos poucos e mexer sem parar. Conforme for secando o caldo, acrescentar mais caldo e mexer.
Quando a última porção do caldo for juntada (verificar se o arroz já está cozido), colocar o presunto de parma cortado em tiras, o queijo brie e mexer. Quando secar, coloque o queijo parmesão ralado, a pimenta-do-reino e a margarina. Misturar e desligar o fogo. Se precisar, ajuste o sal.

Dica: Cuidado com o sal nessa receita, pois o presunto de parma e o queijo parmesão ralado já são bem salgados.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Risoto de Limão Siciliano Confit

Esta receita é de preparo simples e, aparentemente, sofisticada. O único "trabalho" é o confit de limão siciliano, mas recomendo tê-lo sempre para a preparação de diversas outras receitas.


Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite;
1/2 cebola picada;
2/4 de casca de limão siciliano confit bem picadas*; 
Pimenta-do-reino a gosto;
1 xícara de chá de arroz arbóreo;
1/2 xícara de vinho branco seco;
1,5L de caldo de legumes fervente (se não tiver caseiro, dissolver 2 tabletes prontos);
1 colher de sopa de margarina.

*Para preparar, em um pote de vidro com tampa, coloque 6 limões sicilianos cortados em 4 e 1/2 quilo de sal grosso. Durante, no mínimo, um mês balance o vidro a cada três dias para mexer o limão com o sal. Para usar o limão, tirar a parte do gomo (deixar só a casca mesmo) e lavar bem em água corrente. 

Modo de Preparo:
Refogar a cebola no azeite, sem deixar dourar. Acrescentar as cascas do limão confit, a pimenta-do-reino e mexer. Juntar o arroz e misturar.
Em seguida, acrescente o vinho e deixe-o evaporar.
Coloque 1L do caldo aos poucos no risoto, mexendo sempre, com fogo baixo, conforme o caldo vá secando. O último meio litro do caldo, junte-o de uma vez e tampe a panela. Se quando o caldo todo secar não tiver cozido o arroz, junte mais água fervente.
Por fim, juntar a margarina e misturar antes de servir.

Dica: O acompanhamento da foto é lombo recheado com farofa e linguiça calabresa, e batatas coradas.Tem uma receita similar já no Blog aqui. O molho do lombo é de pêssego com champignon, mas esse vou ficar devendo por enquanto...rs

terça-feira, 25 de junho de 2013

Arroz à Piamontese

Esse arroz é tudo de bom! Estava tentando procurar uma receita que se assemelhasse à preparada por um restaurante conhecido do Rio de Janeiro chamado La Mole, mas nenhuma que encontrei me agradou. Então mantive uma base e acrescentei ingredientes no sentido de preservar a minha lembrança daquela receita maravilhosa do La Mole. Como já faz muito tempo que não vou àquele restaurante, pois há cinco anos moro em SC, não me recordo em detalhes do paladar da receita, mas garanto que a minha ficou espetacular (modéstia à parte...rs). Peço apenas desculpas pela qualidade ruim da fotografia, mas estava sem máquina e precisei utilizar a câmera do celular...


Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de arroz branco cru;
1 litro de água fervente;
2 tabletes de caldo de frango (usei light);
2 colheres de sobremesa de margarina;
1/2 cebola picada;
500ml de vinho branco seco;
100g de champignon cortado em lâminas;
100ml de creme de leite sem soro;
50g de queijo parmesão ralado na hora;
Noz-moscada ralada na hora a gosto;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Sal a gosto.


Modo de Preparo:
Deixe separada a água fervente com os tabletes de caldo de frango dissolvidos nessa água.
Aqueça uma panela antiaderente de tamanho médio (tipo caçarola), coloque uma colher de sobremesa de margarina e, após derreter, acrescente a cebola e deixe refogar, sem dourar.
Junte o arroz e misture, frite-o um pouco. Coloque o champignon e o vinho, deixando evaporar por cerca de um minuto e mexa.
Mantenha o cozimento em fogo alto, em boca grande do fogão. Acrescente pouco a pouco o caldo de frango, quando secar coloque mais, até acabar, sempre mexendo o arroz. No meu caso não houve necessidade de colocar mais que um litro de água com o caldo, mas observe se o arroz ficou cozido ao ponto.
Terminado o cozimento, acrescente o creme de leite, a noz-moscada e a pimenta-do-reino, mexa.
Por último coloque a colher de sobremesa restante de margarina, o queijo parmesão e ajuste o sal (neste caso não houve necessidade, pois havia sal no caldo de frango e o queijo parmesão era bem salgado).
Sirva em seguida.

Dica: Acompanhe o arroz com escalope de filé mignon ao molho madeira e batatas sauté.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Risoto de bacalhau

Gosto de bacalhau, mas não sou fã. No entanto, como minha família por parte de pai é de origem portuguesa, desde pequena costumamos comer bacalhau pelo menos nas datas festivas, como Páscoa e Natal. É bacalhau à espanhola, postas de bacalhau com legumes, iscas de bacalhau...e esse é o meu mais novo risoto...de bacalhau! Rs...



Ingredientes:
500g de bacalhau do porto desalgado e aferventado;
1/2 cebola picada;
3 dentes de alho picados;
350g de arroz parboilizado;
1 xícara de chá de azeite;
160g de azeitonas pretas sem caroços fatiadas;
Ervas desidratadas (ou não) a gosto: tomilho, majerona;
Água fervente.

Modo de Preparo:
Tire lascas do bacalhau (sem desmanchá-lo demais) e deixe-as marinando por cerca de 20 minutos em um refratário com azeite (cerca de 1 xícara de chá).
Aqueça uma panela com 2 colheres de sopa de azeite, refogue a cebola e o alho.
Acrescente o arroz e frite-o um pouco (2 minutos mais ou menos), acrescente a água ferevente até cobri-lo e cozinhe em fogo baixo.
Quando a água estiver quase secando, acresecente o bacalhau, as azeitonas, as ervas e misture; deixando-os cozinhar. O azeite irá prevenir o arroz de colar no fundo da panela e permitirá que o arroz termine de cozinhar no azeite.
Caso necessário, se arroz ainda estiver duro e começar a grudar no fundo, acrescente mais um pouco de água fervente.
Depois do arroz cozido, verifique o sal (às vezes nem precisará colocar, devido ao sal contido no bacalhau) e sirva!

Dica: Se desejar, antes de desligar, acrescente 1/2 xícara de queijo ralado, misture e deixe por mais uns 2 minutinhos.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arroz cateto com legumes

Adoro esse arroz e há muito tempo que eu não comia. O preço é bem superior ao arroz branco, parboilizado ou integral comum, mas de vez em quando sempre é bom sair do usual. 


Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz cateto;
5 xícaras de chá de água;
400g de legumes variados cortados em cubinhos (batata, cenoura, chuchu, abóbora, vagem);
1 colher de sopa de azeite/óleo;
1/4 de cebola picada;
2 tomates sem pele e sem sementes picados;
Salsinha a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Lavar o arroz e escorrer.
Aquecer a panela de pressão, colocar o azeite/óleo e refogar a cebola, sem dourar.
Junte o tomate, mexa e coloque o arroz. Em seguida acrescente os legumes, a salsinha, o sal, a água e misture.
Feche a panela-de-pressão e deixe cozinhar por trinta minutos após o início da pressão, em fogo baixo.
Passados os trinta minutos, desligue o fogo, espere a pressão sair e sirva.

Dica: Minha mãe já preparou essa receita há alguns anos apenas com cenoura e vagem e também fica muito saborosa.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Risoto de bacalhau e brócolis cremoso

Esta receita é uma sugestão de preparo para o Natal, Ano Novo, Páscoa ou qualquer outra ocasião em que vc queira fazer uma receita muito gostosa e prática. Aproveito para desejar um Feliz Natal e Ano novo para todos que costumam fazer uma visita aqui pelo Blog e dizer que devo ficar uns dias sem postar, mas ano que vem nos "encontramos" novamente!


Ingredientes:
400g de bacalhau dessalgado e pré-cozido em lascas;
1/2 maço de brócolis;
2 xícaras de arroz parboilizado;
1/2 cebola pequena picada;
2 colheres de sopa de azeite;
Água fervente;
Sal a gosto.
1 pote de nata;
1/2 sachê de requeijão cremoso;
Queijo ralado para polvilhar.

Modo de Preparo:
Aqueça uma panela com azeite e refogue a cebola. Junte  o bacalhau e o brócolis e misture. Acrescente o arroz, mexa e cubra com água na altura do preparo.
Quando a água estiver secando, acrescente mais água até que o arroz esteja cozido e a água tenha evaporado.
Em seguida, unte um refratário com azeite e coloque o risoto pronto. Distribua o requeijão por cima do arroz e, finalmente, cubra todo o risoto com nata. Polvilhe o queijo ralado para dar o  "acabamento".
Coloque o refratário em forno pré-aquecido em temperatura média e, quando o creme estiver "borbulhando", é só servir!
 
Dica: Se preferir um risoto simples, sem creme - que também é mto saboroso - é só finalizar a receita após o cozimento do arroz.


sábado, 13 de agosto de 2011

Risoto de funghi e shimeji

Em homenagem ao dia dos pais, posto esta receita que ficou uma delícia e o papai aprovou!
Parabéns, pai! Sinto-me privilegiada em ser sua filha! Te amo!


Ingredientes:
500g de arroz arbório;
30g de shimeji seco;
20g de funghi seco;
1 xícara de chá de vinho branco;
600ml de caldo de carne fervente;
600ml da água dos cogumelos;
2 colheres de sobremesa de margarina;
1/2 cebola picada.

Modo de Preparo:
Hidrate o funghi e o shimeji em 600 ml de água morna e reserve a água.
Aqueça uma panela com 1 colher de sobremesa de margarina e refogue a cebola.
Acrescente os cogumelos e refogue. Após, junte o arroz e refogue também.
Em seguida, coloque o vinho e mexa até evaporar.
Sempre com o fogo alto, acrescente a água do caldo de carne e a água dos cogumlos, alternadamente, mexendo sempre para não grudar.
Quando acabar a água do caldo e a dos cogumelos, o arroz já deverá estar cozido.
Para finalizar, coloque mais uma colher de sobremesa e mexa.

Dica: Caso seja de seu gosto, coloque parmesão ralado no final e misture.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mijadra - Arroz com lentilhas

Eu sempre costumo fazer arroz com lentilha no dia-a-dia, pois considero muito gostoso e prático, além de ser saudável. No entanto, depois descobri que, acrescentando mais alguns ingredientes, esse prato é típico da culinária árabe.


Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz (eu uso parboilizado);
1 xícara de chá de lentilha lavada e escorrida;
1 cebola fatiada finamente;
2 dentes de alho amassados;
2 colheres de sopa de hortelã picada;
Água fervente;
2 colheres de sopa de azeite;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe as lentilhas por cerca de 20 minutos.
Depois, aqueça uma colher de azeite e refogue o alho, sem dourar. Junte o arroz e refogue também.
Após, acrescente as lentilhas ao arroz e adicione água fervente até cobrir os grãos e cozinhe-os. Se necessário, acrescente mais água fervente e ajuste o sal.
Quando cozinharem, à parte, aqueça o azeite, refogue a cebola e acrescente a hortelã.
Para finalizar, coloque a mistura do azeite com a hortelã e a cebola por cima do arroz e da lentilha.

Dica: Também costumo fazer arroz com trigo em grão, em vez de lentilha. Fica muito gostoso, crocante e acrescenta nutrientes ao arroz.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Risoto de lula

Esta receita fiz hoje mesmo e posso garantir que ficou uma delícia. Nunca havia feito risoto com algum fruto do mar antes, mas ficou sensacional!



Ingredientes:
500g de anéis de lula;
2 xícaras de chá de arroz (eu fiz com branco);
3 colheres de sopa de azeite;
4 dentes de alho amassados;
1/2 cebola picada;
2 tomates sem pele e sem sementes picados;
1/3 de xícara de chá de polpa de tomate;
2 cubinhos de caldo de camarão;
Suco de 1 limão;
1 colher de sobremesa de margarina;
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
3 colheres de sopa de orégano fresco picado;
2 colheres de sopa de cebolinha picada;
Água fervente;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe os anéis de lula marinando (por cerca de 15 minutos) no suco do limão, pimenta-do-reino e com 1 cubinho de caldo de camarão esfarelado.
Aqueça uma panela com o azeite e refogue o alho e a cebola.Depois, acrescente os tomates, o orégano, a cebolinha e o outro caldo de camarão. 
Após uns 3 minutos, acrescente as lulas e refogue por mais uns 5 minutos.
Coloque o arroz, mexa e acrescente a água fervente, até que cubra o preparo e cozinhe em fogo baixo.
Quando a água estiver quase seca, verifique se o arroz já está cozido. Caso não esteja, acrescente mais um pouco de água fervente (não muito), e vá fazendo isso até que o arroz cozinhe.
Com o arroz já cozido, acerte o sal (se necessário), acrescente a margarina e o queijo ralado, misture e, depois de uns 2 minutos, desligue o fogo. Está pronto! Bom apetite!

Dica: Se preferir, substitua o orégano por salsinha ou coentro, vai depender do seu paladar!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Carreteiro de sobras

Esta receita é para aproveitamento de sobras de carne. Pode ser carne de churrasco (picanha, linguiça, frango...) ou alguma carne que tenha sido feita em muita quantidade, tenha sobrado e vc não aguenta mais comer aquela mesma comida. Rs...
É uma "repaginada" no seu prato principal. Diga NÃO ao disperdício!



Ingredientes:
Sobras de carne cortadas em cubos;
Arroz branco (ou parboilizado) já cozido;
1 cebola cortada em cubos;
2 colheres de sopa de óleo/azeite;
2 tomates, sem pele e sem sementes, cortados em cubos;
Pimentões (verde/amarelo/vermelho) cortados em cubos.

Modo de Preparo:
Aqueça uma panela com óleo e refogue a cebola. Acrescente os tomates e os pimentões. Após, coloque as sobras de carne e refogue por mais 5 minutos.
Por último, acrescente o arroz e mexa um pouco (não deixe "empapar"). Pronto! Simples assim!

Dica: Caso deseje, acrescente ervas como salsinha e cebolinha ou temperos (como curry). Nessa receita, vale tudo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Risoto de frango cremoso

Nunca havia comprado carne moída de frango. Usei para fazer esta receita e ficou ótimo!



Ingredientes:
500g de carne moída de frango;
1 colher de sopa de margarina;
1/2 cebola picada;
3 tomates picados sem pele e sem sementes;
2 xícaras de arroz parboilizado;
2 tabletes de caldo de frango;
1 caixa de creme de leite;
1/2 xícara de chá de cenoura ralada;
Água fervente;
Pimenta-do-reino branca;
Salsinha a gosto;
Cebolinha a gosto.

Modo de preparo:
Aquecer uma panela, acrescentar a margarina e acrescentar a cebola. Refogar, sem dourar.
Junte o tomate, os tabletes de caldo de frango, a salsinha, a cebolinha, a pimenta e a carne moída.
Abaixe o fogo e espere que a carne esteja cozida.
Após, coloque o arroz e a cenoura, refogue e encha a panela de água fervente, cubrindo a mistura.
Quando a água estiver secando, verifique se o arroz já está cozido. Caso não esteja, acrescente mais água.
Cozido o arroz e secado a água, acrescente o creme de leite e mexa. Não deixe ferver.
Sirva-se!

Dica: Para quem gosta, salpique queijo parmesão ralado por cima do risoto bem quente e misture.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Arroz de grão-de-bico com calabresa

Fiz esta receita no Natal também. Foi inspirada em uma outra da revista Gula.


Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo;
4 dentes de alho picado;
2 xicaras de chá de arroz parboilizado;
1 linguica calabresa cortada em fatias finas e em meia lua;
100g de bacon em cubos;
1/2 pimentão verde cortado em cubos;
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos;
1/2 pimentão amarelo em cubos;
1 xícara de chá de grão-de-bico cozido;
4 xícaras de cha de caldo de carne (dissolver 2 tabletes);
Suco de 1 limão;
Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo, junte o alho e deixe dourar.
Acrescente o arroz e misture bem, deixando os grãos bem soltinhos. Coloque a lingüiça e o bacon e misture.
Junte os pimentões, o grão-de-bico, o caldo de carne fervente, o  cheiro verde e o suco de limão.
Misture mais uma vez, tampe a panela e cozinhe em fogo brando ate o liquido secar.

Dica: Para cozinhar o grão-de-bico: Deixar de molho por 12 horas em água. Depois, cozinhar por 20 minutos na panela-de-pressão.
Uma das diferenças da receita original era que o chouriço era utilizado em vez de linguiça calabresa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...