Mostrando postagens com marcador Saladas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Saladas. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de março de 2017

Ceviche de frutas

Conforme prometido, segue mais uma receita de ceviche para refrescar o seu verão! Desta vez em uma versão doce.


Ingredientes:
1 filé de peixe branco cortado em cubos (usei robalo, mas pode ser linguado, por exemplo);
1 kani cortado em fatias;
Manga em cubos;
Maçã em cubos;
Pimenta vermelha em rodelas sem sementes (conforme a sua coragem, rs);
Sumo de meio limão;
Hortelã picada a gosto.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes e misture. Simples assim!

Dica: Você pode utilizar uma enorme variedade de frutas, como: melancia, pera, melão, laranja, kiwi...

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Espaguete de abobrinha e cenoura

Aproveitando as postagens de verão, esta receita pode ser servida quente ou fria, e também é super leve.



Ingredientes:
1 abobrinha;
1 cenoura;
1/2 cebola;
1 dente de alho;
100g de tomate seco;
2 colheres de sopa de azeite;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Lave bem a cenoura e a abobrinha, tire a casca da cenoura. Use um acessório para fatiá-las no comprido, para fazer o "espaguete" (o meu é esse, bem baratinho). No caso da abobrinha não use o miolo com as sementes, então vá rodando ela para separar o miolo no final. Reserve.
Em uma panela, fatie a cebola em tiras e refogue no azeite, junte o alho, Acrescente o tomate seco e mexa. Junte a cenoura e a abobrinha, misture e feche a panela por, no máximo, cinco minutos em fogo baixo (não deixe desmanchar). 
Por fim, ajuste o sal e a pimenta.

Dica: Se você quiser adicionar outros temperos ou substituir, como: manjericão, sálvia, tomilho, é uma ótima pedida. Também vale finalizar com nozes ou castanha do Pará grosseiramente picadas .

domingo, 22 de janeiro de 2017

Ceviche de peixe branco

Ahhh...o verão! E nada mais refrescante, saudável e saboroso para apreciar nesta época do ano como o ceviche! Segue uma receita que pode ser adaptada de diversas maneiras, e ainda pode ser doce também....que logo, logo você confere aqui no Blog.



Ingredientes:
1 filé de peixe branco cortado em cubos (usei robalo, mas pode ser linguado, por exemplo);
1/4 de cebola roxa fatiada finamente;
1 kani cortado em fatias;
1/2 pimenta vermelha em rodelas sem sementes (dedo-de-moça para os mais "fortes", ou biquinho para aqueles "nem tanto"...rs);
Sumo de meio limão;
Alguns ramos de brotos-de-feijão;
Raspas de gengibre;
Coentro picado a gosto;
2 colheres de sopa de molho de soja (ou molho de ostra);
1 colher de sopa de azeite;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto;
Gergelim a gosto.

Modo de Preparo:
Na base coloque o molho de soja. Em cima, disponha o peixe branco e regue com o sumo do limão. Em seguida, coloque o gengibre, os brotos-de-feijão, a cebola, o kani, o coentro e a pimenta vermelha. Finalize com pimenta-do-reino, sal, o azeite e o gergelim.

Dica: Use uma taça para servir e acompanhe com tortilha de milho/nachos.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Salada de picanha

Salada refrescante e muito simples de ser preparada. Pode ser servida como acompanhamento ou mesmo como prato único.


Ingredientes:

Para a salada:
Folhas conforme a sua preferência: alface, rúcula, agrião, radiche, acelga, chicória;
Cebolinhas-cristal;
Pimenta-biquinho;
1 bife de picanha mal passado.

Para o molho:
Azeite,
Sal;
Pimenta-do-reino moída;
Limão galego/cravo.

Modo de Preparo:
Lave as folhas da salada e as seque bem. Disponha em uma travessa, acrescente as cebolinhas-cristal e as pimentas-biquinho.
Fatie o bife de picanha em fatias de, aproximadamente, 1cm e junte à salada. 
Misture os ingredientes do molho e tempere a salada.

Dica: Separe um bife do churrasco para fazer a salada de acompanhamento.
Algumas sugestões de ingredientes para acompanhar: tomate-cereja, tomate-seco, pepino em conserva, palmito, broto-de-alfafa/trevo.

sábado, 23 de maio de 2015

Couscous marroquino

Esta receita é um ótimo acompanhamento, além de ser super refrescante. Não é ao couscous marroquino tradicional, é uma versão bastante simplificada, mas muito saborosa!


Ingredientes:
2 xícaras de chá de couscous seco;
2 xícaras de chá de água fervente;
Sal a gosto;
Azeite a gosto;
Folhas de hortelã a gosto;
1/2 pepino sem casca e sem sementes picado;
1/4 de casca de limão confit* picada;
Suco de 2 limões;
Castanhas-do-pará trituradas a gosto;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 

*Para preparar o confit, em um pote de vidro com tampa, coloque 6 limões sicilianos cortados em 4 e 1/2 quilo de sal grosso. Durante, no mínimo, um mês balance o vidro a cada três dias para mexer o limão com o sal. Para usar o limão, tirar a parte do gomo (deixar só a casca mesmo) e lavar bem em água corrente. 

Modo de Preparo:
Primeiro hidrate o couscous com a água fervente, sal e azeite. Tampe o recipiente e depois de cinco minutos mexa. O couscous deverá ter absorvido a água e aumentado de tamanho.
Depois, misture as folhas de hortelã, o pepino, o confit, o suco dos limões, as castanhas, o azeite, o sal e a pimenta. Deixe na geladeira para servir gelado.

Dica: Para o gosto ficar mais acentuado, deixe por 12h na geladeira antes de servir.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Massa à Parisiense

Uma receita, duas opções...


Ingredientes:
400g de macarrão (sugiro massa longa);
2 litros de água;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de óleo;
350 de ervilha congelada;
300g de presunto em cubos;
1/2 cebola picada;
1 colher de sobremesa de margarina;
Noz-moscada a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
250g de nata.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa com água, óleo e sal. Reserve.
Aqueça uma panela e coloque a margarina. Assim que derreter, acrescente a cebola e refogue, sem deixar dourar.
Acrescente a ervilha (já descongelada, conforme instruções da embalagem), o presunto, a pimenta-do-reino e a noz-moscada.
Finalmente, acrescente a nata e a massa. Misture e sirva.

Dica: Essa receita pode ser adaptada para ficar mais "light", basta substituir a nata por iogurte natural desnatado e também pode ser servida gelada, como uma opção de salada (nesse caso, seria interessante substituir por massa curta).
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Palmito com ervas e azeite trufado

Depois de meses...uma postagem! Rs...Na verdade, estou fazendo uma especialização e tenho tido menos tempo para me dedicar ao Blog. Vou tentar colocar umas receitinhas de vez em quando...



Ingredientes:
1 vidro de palmito pupunha em conserva cortado em rodelas;
1 colher de café de alho picado;
20 ml de azeite de oliva;
10 ml de azeite trufado;
40 ml de vinho branco;
20 g de salsinha;
20 g de cebolinha;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

Acompanhamento:
Folhas de alface (americana, roxa, etc), acelga, agrião e radiche.

Modo de Preparo:
Refogar o alho no azeite, sem deixar dourar. Com cuidado, saltear o palmito e juntar o vinho.
Em seguida, acrescente a salsinha, a cebolinha, o azeite trufado, o sal e a pimenta-do-reino.
Para montar, disponha a salada de folhas no fundo do prato e o palmito por cima no centro.

Dica: Vale a pena procurar e utilizar o azeite trufado na receita. Eu nunca tinha usado e deu um sabor diferenciado.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Salada de bifum

Essa saladinha é ssuuuper refrescante e leve para o verão, além de ser bem fácil e saudável!


Ingredientes:
1/2 pacote de bifum (macarrão japonês);
1 pepino japonês finamente fatiado;
1/2 cenoura ralada;
7 unidades de kani cortados em quadradinhos (ou como preferir);
Linhaça;
1/2 xícara de chá de shoyu;
1/4 de xícara de vinagre de arroz ou maçã;
Suco de 1/2 limão;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Ferva 1/2 litro de água, acrescente 1/2 litro de água em temperatura ambiente e deixe o bifum de molho por cerca de 4 minutos. Retire o macarrão, escorra e despeje água em temperatura ambiente, a fim de parar o cozimento. Reserve.
Acrescente os demais ingredientes, mexa com cuidado (para não desmanchar mto o macarrão) e deixe na geladeira por uma hora. Bom apetite!!!

Dica: Se não tiver bifum, faça a salada com os demais ingredientes que ficará saborosa do mesmo modo.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Salpicão de frango

Esta receita é bem simples, mas um ótimo acompanhamento, principalmente para aquele churrasco de fim-de-semana. Vai a dica.


Ingredientes:
1 peito de frango desfiado;
1/2 cenoura ralada;
100g de azeitonas verdes fatiadas;
3 pepinos em conserva finamente picados;
1/2 lata de milho com ervilha;
3 fatias de presunto picados (ou em cubos, se for em pedaço);
4 colheres de sopa de maionese;
1/2 caixa de creme de leite;
1 pacote de batata palha;
Tomates cereja para decorar.

Modo de Preparo:
Disponha todos os ingredientes (menos os dois últimos) em uma travessa e misture.
Após, leve para geladeira e deixe por cerca de 1h30m.
Antes de servir, cubra com a batata palha e decore com os tomates cereja.



Dica: Nem sempre se utiliza o creme de leite, mas eu prefiro colocar um pouco, em vez de só maionese, pq fica mais leve o sabor e com consistência menos gordurosa. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Salada de grão-de-bico

Já que hoje é segunda-feira e estamos na reta final para o verão, vou postar uma receitinha bem light e nutritiva!


Ingredientes:
220g de grão-de-bico cozido (pode ser enlatado...rs!);
70g de azeitonas verdes sem caroços fatiadas;
1/2 lata de milho e ervilha;
7 tomates-cereja cortados ao meio;
4 pepinos em conserva picados;
Para o tempero:
Suco de 1 limão
Pimenta-do-reino branca;
Azeite;
Sal.

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes e misture. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora e sirva!

Dica: Mais uma daquelas receitas em que se pode usar bastante a criatividade, tanto nos ingredientes quanto no tempero. Opções para variar os ingredientes: pimentão, cebola, presunto em cubos, ovo de codorna...Tempere com vinagre (em vez de limão), salsinha, cebolinha, hortelã...

segunda-feira, 28 de março de 2011

Salada/Pasta de ricota

Para tentar compensar os exageros que costumamos cometer no final de semana, segue uma saladinha de ricota muito gostosa!


Ingredientes:
200g de ricota triturada;
100g de queijo minas frescal em cubos;
50g de presunto ralado (ralo grosso);
50g de azeitonas (verdes/pretas) sem caroços, cortadas em fatias;
Azeite a gosto;
Orégano a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Juntar todos os ingredientes. A quantidade de azeite, sal e órégano fica por sua conta. Quanto mais azeite vc colocar, mais a mistura da salada vai ficando com consistência de pasta. Aí está a Dica: Você poderá utilizar essa salada como pasta para pão ou torradinhas. É só caprichar no azeite para "dar liga". Para isso, é melhor também que se corte os cubos do queijo minas em pedaços menores.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Salada de forno de tomate e pimentão

Esta receita é ótima, fácil, rápida e bastante saborosa. Foi inspirada em uma outra do Blog "Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar", da Blogueira Sandra. Vale a pena conferir a original tb!


Ingredientes:
3 tomates com pele cortados como pétalas (8 gomos);
1/2 pimentão amarelo cortado em cubos médios;
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos médios;
1 cebola cortada em gomos ou em cubos médios;
Manjericão a gosto;
Azeite a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno em temperatura média (cerca de 220ºC).
Em uma assadeira refratária, disponha todos os ingredientes (menos o manjericão) e misture.
Deixe assando no forno por cerca de 20 minutos.
Depois acrescente o manjericão, mexa e coloque no forno por mais 5 minutos.

Dica: Para quem gosta, acrescentar azeitonas (pretas/verdes) deve ficar muito bom também. Outra dica é servir esta receita como salada fria, antepasto ou com uma massa.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Salada refrescante de verão

Batizei esta salada de "salada refrescante de verão", pois traduz exatamante o seu sabor. O pepino e a alface são essencias nessa sensação.


Ingredientes:
Folhas de alface americana;
1 pepino japonês em fatias bem finas;
150g de queijo minas frescal cortado em cubos pequenos;
Sementes de linhaça;
Suco de 1/2 limão;
Azeite;
Sal.

Modo de Preparo:
Acomode a alface na base, dispondo os pepinos fatiados por cima.
Acrescente os cubos de queijo e salpique com as sementes de linhaça.
Para temperar, regue com o suco de limão, azeite e sal.

Dica: Você pode substituir a linhaça por gergelim, se preferir.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Salada de tomates cereja

Adoro tomate cereja...vai bem com tudo: saladas, entradas, massas, refogados...


Ingredientes:
6 tomates cereja;
Manjericão a gosto;
Tomilho a gosto;
Queijo parmesão ralado a gosto;
Azeite a gosto;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:
Lave os tomates cereja e corte-os ao meio.
Acrescente os demais ingredientes, misture e salpique com queijo ralado.

Dica: Se tiver mussarela de búfala (eu não tinha...) fica ótimo acrescentá-la.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Macarronese

Ótima dica para acompanhamento de churrasco, além de ser super prática.


Ingredientes:
500g de macarrão tipo parafuso;
400g de maionese;
2 tomates picados sem sementes;
100g de azeitona sem caroço;
1 lata de seleta de legumes (cenoura, ervilha e milho);
Cheiro verde a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhar o macarrão em água e sal "al dente" e misturar os demais ingredientes.

Dica: Para incrementar fica bom também acrescentar presunto em cubos ou frango desfiado. Já para quem gosta de misturar doce e salgado, a sugestão é acrescentar maçã picada e/ou passas.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Macarrão com tomate-seco e grão-de-bico

Essa receita é ótima para quem curte tomate-seco. Uma delícia!


Ingredientes:
300g de macarrão (de preferência massa curta);
200g de grão-de-bico cozido;
200g de tomate-seco;
50g de alho triturado desidratado;
2 colheres de sopa de molho de alho;
1/3 de xícara de chá de manjericão cortado grosseiramente;
Sal a gosto.


Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão "al dente" e reserve.
Esquente uma panela e coloque o "molho" do tomate-seco. Após,  coloque o alho e refogue.
Acrescente os demais ingredientes e refogue mais um pouco.
Junte a massa, mexa e sirva.


Dica: Você pode servir essa receita gelada também, como salada de macarrão.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tabule

Nunca havia feito esta receita (que é da culinária árabe), mas adorei e, além de saudável, é super prática.


Ingredientes:
2 xícaras de chá de trigo para kibe;
2 tomates bem picados sem sementes;
1/2 pepino bem picado;
1/4 xícara de chá de cebolinha picada;
1/4 xícara de chá de salsinha picada;
1/3 xícara de chá de hortelã picada;
Suco de 1 limão;
4 colheres de sopa de azeite;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de preparo:
Deixe o trigo para kibe de molho em água por 1 hora. Retire-o da água com o auxílio de um coador, esprema-o bem e coloque-o em um recipiente.
Misture ao trigo, o tomate, o pepino, a cebolinha, a salsinha e o hortelã.
À parte, misture o suco do limão, o sal, o azeite e a pimenta-do-reino branca e, depois, acrescente aos demais ingredientes.

Dica: Geralmente essa receita leva cebola. Caso deseje, acrescente cerca de 1/2 cebola bem picada.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sunomono simples

Essa saladinha japonesa é bem básica (mas saborosa) e combina bem com o dia de hoje: 1ª segunda-feira do ano, dia de começar (e tentar continuar) uma dieta.
Aproveito para desejar Feliz Ano-Novo a todos! Que 2011 seja um ano repleto de conquistas e realizações...


Ingredientes:
2 pepinos japoneses cortados em fatias bem finas;
1 xícara de água filtrada gelada;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de sopa de açúcar;
1/4 xícara de vinagre de arroz;
2 colheres de sopa de gergelim (preto e/ou branco).

Modo de Preparo:
Coloque os pepinos fatiados de molho na água e sal por deixe por 15 minutos na geladeira. Após, escorra bem os pepinos e acrescente os demais ingredientes, mexendo bem.

Dica: Caso não possua ou não encontre o vinagre de arroz, pode ser feito também com vinagre de maçã, que fica bem semelhante e saboroso.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Salada de Soja

Depois das últimas receitas calóricas, vou postar mais uma receita de salada que traz saciedade. Como a Salada de Trigo, também é muito versátil.


Ingredientes:
2 xícaras de chá de soja em grão;
1 colher de café de bicarbonato de sódio;
1 tomate picado com pele e sem sementes;
50g de azeitonas em rodelas;
1/2 lata de milho;
1/2 lata de ervilha.

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela 1 litro de água para ferver. Após levantar fervura, acrescente o bicarbonato de sódio e a soja, deixando ferver por 5 minutos em fogo brando.
Escorra a soja e lave-a com água fria. Para tirar o excesso da casca, coloque os grãos entre as palmas das mãos abertas e esfregue. As cascas se soltarão (é meio trabalhoso, mas necessário).
Após, coloque novamente a soja (já sem as cascas) em 1 litro de água e cozinhe por cerca de 15 minutos.
Quando os grãos estiverem macios, escorra a soja, lave-a, coloque em uma travessa, misture os demais ingredientes e leve à geladeira.

Dica: Você também pode comprar a soja já descascada e acrescentar ou retirar alguns dos ingredientes sugeridos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Salada Caprese com trigo

Para nos alimentarmos bem precisamos ter criatividade, se não fica muito difícil de resistir a alimentos gordurosos/calóricos durante a semana. Então, essa é mais uma opção saudável para o dia-a-dia, mas na modalidade de salada.
Essa salada é bastante saborosa e versátil. Você tem bastante liberdade para substituir os alimentos, de acordo com o seu gosto ou com o que vc tem em sua casa.
Quem nunca comeu trigo em grão digo que é muito bom e crocante. A diferença está no sabor do que o acompanha. Portanto, criatividade é fundamental!!



Ingredientes:
300g de trigo em grão;
200g de mussarela de bufála em cubos;
200g de tomate cereja;
Suco de 1 limão;
5 colheres de sopa de azeite;
Sal agosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
Manjericão a gosto;
Orégano a gosto.

Modo de preparo:
Deixe o trigo de molho de um dia para o outro. Depois, cozinhe-o em 1 litro de água na panela-de-pressão por 15 minutos e escorra. Lave-o com água fria.
Em um refratário, misture o suco do limão, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino, o manjericão e o orégano. Após, acrescente o trigo, misturando-o com os demais ingredientes.
Leve o refratário à geladeira e deixe gelar.

Dica:
Como já havia dito anteriormente, essa receita é muito versátil. Procurei manter os ingredientes originais da Salada Caprese, mas você pode substituir o manjericão por salsinha, acrescentar outros ingredientes como: azeitona, palmito, tomate seco, ovo-de-codorna. Use a sua imaginação!

Vou postar uma tabela nuticional que extraí do site da Yoki sobre o trigo. Reparem que este é rico em fibras, tem pouco sódio e quase nenhuma gordura. Aproveite para incluí-lo no seu cardápio!


Informações nutricionais

Porção de 45 g (1/4 xícara de chá)
Quantidade por porção% VD (*)
Valor energético148 kcal = 622 kJ7%
Carboidratos30 g10%
Proteínas5,7 g8%
Gorduras totais0,8 g1%
Gorduras saturadas0 g0%
Gorduras trans0 g**
Fibra alimentar3,9 g16%
Sódio42 mg
2%
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...