Mostrando postagens com marcador Massas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Massas. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de novembro de 2016

Massa com carne suína, legumes e shitake

Apesar de eu não ter tido influência da culinária oriental na minha família eu ADORO esse tipo de refeição! Entretanto, eu prefiro preparar essas receitas em casa, pois quando experimento em restaurantes costumo achar tudo muito gorduroso. O que me atrai é que essa culinária é muito adaptável a ingredientes comuns (carboidratos, proteínas, legumes e verduras diversos) e que, acrescidos dos temperos típicos (molho de soja, molho de ostra, gengibre, gergelim e muitos outros que você encontra nessas lojinhas da Liberdade em São Paulo, por exemplo), o resultado é uma explosão de sabores...


Ingredientes:
300g de macarrão (massa longa) cozido em água, sal e óleo;
1 colher de sopa de óleo de gergelim;
1/2 cebola picada;
300g de filé mignon suíno (pode ser lombo) - marinar por algumas horas com molho de soja, sal, pimenta-do-reino e gengibre ralado;
100g de broto-de-feijão;
1/2 maço de brócolis;
100g de shitake (fresco ou desidratado) cortado em lâminas;
1 xícara de chá de molho de soja;
1 colher de sobremesa de maisena;
1 xícara de chá de água;
Cebolinha a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe a carne suína marinando. Cozinhe o macarrão al dente, escorra e reserve.
Aqueça uma panela e coloque o óleo de gergelim. Acrescente a cebola e refogue, sem deixar dourar demais.
Em seguida junte a carne e a doure bem. Coloque o broto-de-feijão, o brócolis e o shitake. 
Separadamente, em uma panela pequena, coloque a maisena (já dissolvida na xícara de água) e o molho de soja, mexa até engrossar. Depois junte à carne e aos legumes.
Por último, acrescente o macarrão e finalize com a cebolinha picada. 

Dica: Após servir no prato, moer o gergelim por cima do preparo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Polpetone de carne no forno

Há muito tempo estava pensando em fazer esta receita e, por falta de opção de comida descongelada, aproveitei a carne moída que havia sobrado de uns "hambúrgueres gourmet" que fiz também (em outra oportunidade coloco a receita no Blog). Ambas ficaram ótimas! 


Ingredientes:

Para o polpetone:
1 kg de carne moída (alcatra, patinho);
2 pães de trigo amanhecidos umedecidos em leite;
2 ovos;
2 dentes de alho picados;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
Salsinha a gosto;
Cebolinha a gosto;
Queijo para rechear (gorgonzola, minas, mussarela, cheddar...) .

Para o molho:
2 colheres de sopa de azeite;
1/2 cebola picada;
2 tomates sem pele e sem sementes picados;
400g de polpa/molho de tomate;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;

Queijo parmesão ralado para finalizar.
 
Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura média (200ºC) por dez minutos. 

Polpetone:
Misture todos os ingredientes do polpetone (exceto o queijo).
Após, separe algumas partes da carne, faça bolinhas e as recheie com o queijo, deixando os polpetones em formato de discos.

Molho:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola (deixando-a transparente, sem dourar). Junte os tomates e deixe-os murcharem. Acrescente os demais ingredientes, mexa e aguarde cinco minutos.

Em uma assadeira, coloque parte do molho no fundo, distribua os polpetones na fôrma e os cubra com o restante do molho. Asse por trinta minutos,  aproximadamente. Sirva com massa (macarrão longo, nhoque) e finalize com queijo ralado.

Dica: Nesta receita podem ser utilizadas diversas variedades de recheios, assim como de massa. Dessa vez, usei macarrão integral e recheio de queijo minas. Essa opção é boa porque é mais saudável, pois essa receita de polpetone é assada e não frita (bastante comum também).

sábado, 31 de janeiro de 2015

Massa com vôngoles (berbigão)

Esta receita é super fácil e pode ser adaptada para mariscos. Já quanto a ostras, eu não tenho tanta certeza, mas se você quiser testar e me contar...rs


Ingredientes:
300g de massa longa (espaguete, talharim, bavette...);
2 litros de água fervente;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de óleo;
400g de vôngoles (sem a concha);
200g de champignon;
1 colher de sopa de manteiga (ou margarina);
1/2 cebola picada;
1/2 xícara de chá de vinho branco seco;
5 tomates sem pele e sem sementes picados (pode ser aqueles de lata);
3 colheres de sopa de molho de tomate pronto;
1 colher de sobremesa de mostarda amarela;
Pimenta-do-reino a gosto;
Salsinha a gosto;
Cebolinha a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa em uma panela com os três ingredientes seguintes (água, sal e óleo) até ficar al dente e reserve.
Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Antes que doure, acrescente o vôngole e mexa. Quando o vôngole estiver "fritando" coloque o vinho e deixe-o evaporar. Em seguida, junte os demais ingredientes, abaixe o fogo, tampe a panela e espere aproximadamente cinco minutos (precisa ferver o molho, mas não ressecar).
Junte o molho à massa e sirva!

Dica: Acompanhe com salada de folhas.

domingo, 14 de setembro de 2014

Macarrão Chop Suey com Shimeji

Fazia muitos anos que eu não preparava esta receita e eu costumava fazê-la bastante. Desta vez resolvi acrescentar shimeji e broto de feijão e ficou ainda mais saborosa!


Ingredientes:
200g de carne (alcatra ou coxão mole) cortada em tiras;
3 colheres de sopa de óleo;
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu);
1 cubo de caldo de carne;
1 clara de ovo;
1 colher de sobremesa de amido de milho;
3 folhas de acelga cortada em tiras;
1 cenoura média cortada em tiras;
1/2 cebola grande cortada em tiras;
Cebolinha verde picada;
1/2 pacote de broto de feijão (moyashi);
150g de cogumelo shimeji;
250g de macarrão tipo espaguete (espaguetinho nº9 ou fidelinho nº10) cozido al dente em água, sal e óleo. 

Para o molho:
2 cubos de caldo de carne;
6 colheres de molho de soja (shoyu);
1 colher de sopa de amido de milho.

Modo de Preparo:
Deixar a carne marinando com os cinco ingredientes seguintes da ordem acima, por aproximadamente 30 minutos.
Depois, frite a carne em uma panela com fundo largo (frigideira grande ou tipo wok). Acrescente a acelga e o shimeji e refogue por mais 3 minutos e reserve.
Separadamente, refogue a cebola com um fio de óleo, junte as cenouras, deixando-as al dente. Acrescente o preparo da carne, a cebolinha, misture e mantenha aquecido.

Molho:
Leve todos os ingredientes listados ao fogo com duas xícaras de chá de água, mexendo sem parar, até engrossar. Junte o molho aos demais ingredientes.

O macarrão poderá ser juntado cozido al dente, ou, se preferir, depois de cozido, pode ser frito em uma frigideira com 100ml de óleo antes de se acrescentar a carne.

Dica: Eu não costumo fritar o macarrão no óleo, pois a receita já é bem calórica. Esse procedimento servirá para dar crocância à massa, a fim de destacar uma textura diferenciada dos demais ingredientes.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Massa à Parisiense

Uma receita, duas opções...


Ingredientes:
400g de macarrão (sugiro massa longa);
2 litros de água;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de óleo;
350 de ervilha congelada;
300g de presunto em cubos;
1/2 cebola picada;
1 colher de sobremesa de margarina;
Noz-moscada a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
250g de nata.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa com água, óleo e sal. Reserve.
Aqueça uma panela e coloque a margarina. Assim que derreter, acrescente a cebola e refogue, sem deixar dourar.
Acrescente a ervilha (já descongelada, conforme instruções da embalagem), o presunto, a pimenta-do-reino e a noz-moscada.
Finalmente, acrescente a nata e a massa. Misture e sirva.

Dica: Essa receita pode ser adaptada para ficar mais "light", basta substituir a nata por iogurte natural desnatado e também pode ser servida gelada, como uma opção de salada (nesse caso, seria interessante substituir por massa curta).
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bifum com camarões

Sei que as postagens estão cada vez mais raras...mas, enfim, com a correria do dia-a-dia está cada vez mais difícil conseguir tempo para me dedicar ao Blog. Aproveito e posto essa receitinha que não é crédito meu...rs, digamos que eu fui a auxiliar de cozinha...rs. Delícia! 


Ingredientes:
200g de macarrão de arroz (bifum);
2 litros de água;
1 xícara de café de azeite de oliva;
1kg de camarões com casca;
50g de gengibre picado finamente;
1 e 1/2 cebola picada finamente;
1 maço com 10 folhas grandes de manjericão;
Sal a gosto;
Gergelim preto e torrado.

Modo de Preparo:
Descasque os camarões e jogue as cascas na água fervente com sal e deixe pegar gosto por uns dez minutos. Depois, retire as cascas e coloque o macarrão e deixe na água por mais dez minutos (com o fogo desligado, não deixe desmanchar).
Em uma panela aquecida, coloque o azeite, acrescente a cebola, o gengibre e o maço de manjericão. Abaixe o fogo, deixe refogar por cerca de cinco minutos e retire o ramo de manjericão.
Incorpore os camarões e refogue até ficarem cozidos, mexendo de vez em quando. Ajuste no final o sal e coloque um pouco de gergelim.
Para montar o prazo, misture o macarrão com o refogado de camarão, sem mexer demais para que o macarrão não "empape". Para finalizar pode acrescentar molho de soja (shoyu) ao prato já servido.

Dica: A receita foi inspirada em outra já existente. Foram substituídos o ramo de alecrim pelo de manjericão e as amêndoas em fatias torradas da finalização pelo gergelim. Escolha sua opção!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Massa com molho branco, nozes e castanha-do-pará

Sou suspeita...mas massa é massa! Sempre versátil, seja prática ou mais elaborada, o resultado é sempre delicioso, difícil de errar...Para os iniciantes na cozinha, uma boa opção!


Ingredientes:
Para a massa:
500g de massa de sua preferência (utilizei ravioli de queijo);
1,5L de água;
2 colheres de sopa de óleo;
1 colher de sopa de sal.

Para o molho:
50g de margarina;
50g de farinha de trigo;
500ml de leite;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto;
Noz-moscada (ralada na hora) a gosto;
Nozes trituradas grosseiramente a gosto;
Castanhas-do-pará trituradas grosseiramente a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhar a massa na água fervente com sal e óleo e reservar.

Para o  molho, derreta a margarina em fogo baixo, sem que escureça. Junte a farinha de trigo e misture com o batedor manual, sem parar, por cerca de dois minutos, até que fique homogênea e amarelada.
Retire a panela do fogo e acrescente o leite aos poucos, sem parar de mexer, até incorporar.
Retorne a panela ao fogo baixo e esquente o molho, sem deixar ferver, por cerca de quinze minutos. Acrescente o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada.
Para finalizar, coloque o molho em cima da massa e salpique as nozes e as castanhas-do-pará.

Dica: O molho deverá ser utilizado logo depois de pronto. Caso contrário, passe uma camada fina de margarina por cima do molho ainda quente para que não se forme uma película.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Salada de bifum

Essa saladinha é ssuuuper refrescante e leve para o verão, além de ser bem fácil e saudável!


Ingredientes:
1/2 pacote de bifum (macarrão japonês);
1 pepino japonês finamente fatiado;
1/2 cenoura ralada;
7 unidades de kani cortados em quadradinhos (ou como preferir);
Linhaça;
1/2 xícara de chá de shoyu;
1/4 de xícara de vinagre de arroz ou maçã;
Suco de 1/2 limão;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Ferva 1/2 litro de água, acrescente 1/2 litro de água em temperatura ambiente e deixe o bifum de molho por cerca de 4 minutos. Retire o macarrão, escorra e despeje água em temperatura ambiente, a fim de parar o cozimento. Reserve.
Acrescente os demais ingredientes, mexa com cuidado (para não desmanchar mto o macarrão) e deixe na geladeira por uma hora. Bom apetite!!!

Dica: Se não tiver bifum, faça a salada com os demais ingredientes que ficará saborosa do mesmo modo.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bifum com iscas de filé e brócolis

Bifum é um macarrão oriental, feito com arroz e menos calórico do macarrão que conhecemos. É muito utilizado no preparo de pratos quentes e saladas. Importante dizer que o bifum tem pouco sabor e, por isso, é fundamental que se capriche no molho!


Ingredientes:
250g de macarrão bifum;
1/2 litro de água fervente;
1 colher de sopa de óleo;
1/4 de cebola picada;
200g de alcatra ou coxão mole cortado em iscas;
1 molho de brócolis (eu usei o ninja, mas prefira o outro, pois o ninja desmancha);
1/2 xícara de chá de molho de soja;
1 sachê de caldo de carne.

Modo de Preparo:
Ferva a água, desligue o fogo, coloque o macarrão e deixe-o na água por 1 minuto. Retire-o e escorra-o.
Aqueça uma panela com óleo, refogue a cebola, junte a carne e o sachê de caldo de carne. Refogue. Acrescente o brócolis e, quando este estiver cozido al dente, coloque o molho de soja, junte o macarrão e mexa suavemente.

Dica: Como foi a primeira vez que utilizei esse tipo de macarrão, pela foto dá para perceber que eu o mexi mais do que deveria (rs), de modo que ele desmanchou muito, assim como o brócolis. Fica a dica do que não fazer...

Tabela nutricional:

Quantidade por porção de 70g (1/2 xícara de chá)
Quantidade por porção%VD*
Valor energético259,kcal=1087,8kJ13,30
Carboidratos58,119,60
Proteínas4,275,60
Gorduras Totais0,98g2,10
Gorduras Saturadas0,35kg1,40
Gordura Trans0g**
Fibra Alimentar0g0
Sódio7mg0

Fonte: http://www.bifum.com.br/

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Macarrão de forno à bolonhesa

Massa é massa...além de agradar a todos os gostos, temos diversas opções de preparo, das mais simples às mais sofisticadas, tudo vai depender do molho que será preparado. Essa é mais uma opção simples e muito apetitosa!


Ingredientes:
Para a massa:
500g de macarrão tipo curto (parafuso, penne...);
Água;
Sal;
Óleo.

Para o molho:
1kg de carne moída (melhor de 1ª);
800g de polpa de tomate;
3 colheres de sopa de ketchup;
2 colheres de sopa de mostarda;
2 cubos de caldo de carne;
4 colheres de sopa de azeite;
1/2 cebola grande picada;
3 tomates maduros picados sem pele e sem sementes;
Salsinha e cebolinha a gosto.
 
Para a montagem:
300g de queijo mussarela ralado;
1 caixinha de creme de leite.
  
Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em água, sal e óleo até que fique al dente e reserve.
Aqueça o azeite na panela e acrescente a cebola, refogando-a até que fique transparente. Após, coloque o tomate, tampe a panela e abaixe o fogo. Quando os tomates estiverem desmanchados, acrescente os cubos de caldo de carne e desmanche-os também.
Depois, coloque a carne na panela e tampe-a. De vez em qdo, abra a panela, mexa a carne até que esta esteja totalmente cozida e soltinha.
Após o cozimento, junte à carne: a polpa de tomate, o ketchup, a mostarda, a salsinha e a cebolinha e cozinhe-os por cerca de 10 minutos.
Para a montagem, coloque o macarrão cozido em uma forma refratária e misture o creme de leite à massa.  
Em seguida, cubra com a carne moída e finalize com o queijo mussarela ralado.
Coloque a forma no forno pré-aquecido em temperatura média e deixe até que comece a gratinar o queijo (cerca de 20 minutos). Bom apetite!
 
 
 
Dica: Entre o macarrão e a carne moída, coloque uma camada de requeijão cremoso que fica mais cremoso e saboroso!

domingo, 23 de outubro de 2011

Massa com molho de funghi

Essa massa ficou uma delícia e foi muito prático de fazer. Para quem deseja fazer uma receita que pareça diferenciada e não tem muita facilidade com a culinária, é uma ótima sugestão!


Ingredientes:
250g de massa de sua preferência;
Água, sal e óleo para cozinhar a massa;
20g funghi desidratado;
1 xícara de chá de água morna;
1 caixa de creme de leite;
1 colher de sopa de margarina;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino branca e preta.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa "al dente" e reserve.
Hidrate o funghi na água morna por cerca de 20 minutos e reserve.
Aqueça uma panela, coloque a margarina até q derreta e acrescente o funghi (se precisar, corte-o em fatias).
Refogue o funghi na margarina e acrescente metade da água do funghi (fogo baixo), sal e pimenta.
Após cerca de 5 minutos, acrescente o creme de leite e mexa.
Quando o molho estiver cremoso, é só misturar à massa e servir.

Dica: Se preferir, hidrate o funghi com vinho branco. Particularmente, eu prefiro fazê-lo qdo é com risoto ou prato com carnes.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Espaguete toscano

Esta receita é muito simples, já a faço desde a minha adolescência e é muito saborosa também.


Ingredientes:
500g de massa de sua preferência;
2 litros de água;
3 colheres de sopa de óleo;
Sal a gosto;
1/2 cebola pequena picada;
4 tomates sem pele e sem sementes picados;
2 dentes de alho amassados;
400g de carne de linguiça toscana, sem a capa de revestimento.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa "al dente" em água, sal e óleo.
Aqueça uma panela com óleo, refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate até que "desmanchem".
 Junte a carne da linguiça e, quando estiver cozida, coloque em cima da massa e sirva!

Dica: Se desejar, acrescente salsinha e cebolinha. Pedacinhos de bacon também são uma boa pedida!

sábado, 30 de julho de 2011

Massa à carbonara

Esta receita não é a original, pois eu fiz algumas adaptações que achei que dariam um sabor mais pessoal...rs!Ficou maravilhosa! Assino em baixo!

Ingredientes:
400g de massa de sua preferência;
2 litros de água;
2 colheres de sopa de óleo;
150g de bacon em cubinhos;
2 ovos;
100g de queijo parmesão ralado;
½ cebola picada;
2 dentes de alho amassados;
1 caixinha de creme de leite;
Pimenta-do-reino branca a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa com água, sal e óleo.
Separadamente, em uma travessa ou prato fundo, misture os ovos com o queijo ralado, sal e pimenta-do-reino.
Aqueça uma panela, acrescente o bacon e doure-o. Depois, acrescente a cebola e o alho, sem que dourem. Junte o creme de leite e junte a massa escorrida, ainda bem quente e misture.
Para finalizar, coloque a mistura do prato por cima da massa e misture. Desligue o fogo.

Dica: A massa deverá estar bem quente para cozer um pouco a mistura com os ovos que é acrescentada no final da receita.

domingo, 26 de junho de 2011

Massa aos quatro queijos

Massa é bom de qualquer jeito, não? Esta é mais uma sugestão!
Pessoal, sei que ando um pouco ausente, mas é porque continuo sem internet...Acho que nesta semana resolverei este problema...rs!


Ingredientes:
500g de massa de sua preferência;
2 colheres de sopa de óleo;
1 colher de sopa de sal;
Água;
1 colher de sobremesa de margarina;
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho amassados;
250ml de leite;
50g de queijo parmesão ralado;
50g de queijo provolone esfarelado;
1/2 copo de requeijão cremoso;
50g de queijo minas frescal em pequenos cubos;
Noz-moscada a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em água, sal, óleo e reserve.
Para o molho, aqueça uma panela, derreta a margarina, acrescente a cebola, o alho e refogue, sem dourar.
Acrescente o leite e deixe que ferva. Em seguida, acrescente os queijos e misture, até que os queijos derretam e vire uma pasta (o queijo minas frescal será o único destes que ficará em pedaços).
Depois, acrescente a noz-moscada e ajuste o sal, se necessário. Misture e bom apetite!

Dica: Você poderá fazer algumas adaptações misturando queijos diferentes. Só procure verificar se os queijos utilizados derretem e incorporam ao molho ou não.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Macarrão à putanesca

Achei bem curiosa a história desta receita quando li pela primeira vez. Não achei que esse nome tão sugestivo fosse significar justamente o que vem à nossa cabeça pela primeira vez, mas é exatamente isso...rs!
De acordo com a coleção "Sabores do Mundo " - José Hugo Celidônio, o nome do prato se deu porque na Itália as "meninas da vida", no final do expediente, iam aos bares para fazer uma refeição barata. Dessa forma, era preparado macarrão com restos de antepastos (como azeitona, anchovas, tomates...) e surgiu o macarrão à moda das ....


Ingredientes:
500g de massa de sua preferência (eu usei ninho);
4 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho picados;
5 tomates maduros sem pele e sem sementes picados;
80g de aliche (anchovas - eu usei atum em água e sal);
100g de azeitonas pretas sem caroços fatiadas;
2 colheres de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de orégano;
Sal a gosto. 

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em água, sal e óleo "al dente", reserve.
Aqueça uma panela com o azeite, refogue o alho, acrescente os tomates. Abaixe o fogo, para engrossar o molho (cerca de 10 minutos).
Acrescente as azeitonas, o aliche, a salsinha e o orégano. Deixe cozinhando por cerca de 5 minutos em fogo brando. Ajuste o sal, se necessário.
Junte a massa ao molho e está pronto!

Dica: Meu paladar não é muito fã de massa com peixe, acho enjoativo. No entanto, essa receita não deixa aquele sabor de peixe forte no final da refeição. Não sei se utilizando o aliche fica, mas com atum em água e sal enlatado ficou super suave o gosto do peixe na massa.
Também tirei aquela parte branca de dentro do alho para o gosto do alho não sobressair sobre demais ingredientes.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nhoque de batata à bolonhesa

Foi a primeira vez que fiz a massa do nhoque, mas ficou uma delícia. As "bolinhas" não ficaram muito certinhas, pois eu fiz sem aquele aparelho para nhoque, mas o que vale é o sabor!

 Ingredientes:
Para a massa:
1kg de batatas descascadas, cozidas e amassadas;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 ovos;
30g de manteiga.

Para o molho:
1kg de carne moída;
500g de molho de tomate;
1/2 cebola picada;
3 tomates maduros sem pele e sem sementes picados;
50g de azeitonas pretas;
50g de azeitonas verdes;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de sopa de extrato de tomate;
1 colher de sobremesa de mostarda;
3 cubos de caldo de carne;
Sal a gosto.


Modo de Preparo:
Massa
Misture todos os ingredientes. Se vc tiver o aparelho do nhoque, é só encaixá-lo em uma panela com água fervente e sal, pressionar e cortar as bolinhas (bem mais prático...).
Como eu não tinha o dito aparelho, peguei uma porção de massa, salpiquei farinha de trigo, fiz "rolinhos" e cortei os pedacinhos de massa.
Coloquei as bolinhas de massa na panela e deixei-as cozinhando. Na medida em que subiam (boiavam) era só retirar e reservá-las, pois já estavam cozidas.

Molho
Refoguei as cebolas em uma panela quente com azeite, sem que dourassem. Acrescentei o tomate, os cubos de caldo de carne e deixei que "desmanchassem".
Acrescentei a carne moída e deixei cozinhando. De vez em qdo é bom mexer um pouco para que fique soltinha.
Após a carne cozida, acrescentar o molho de tomate, o extrato, a mostarda e as azeitonas.
Cozinhe por mais uns 10 minutos e distribua por cima do nhoque.

Dica: Essa é apenas uma sugestão de molho. Há outras opções que ficam ótimas também, como o molho branco com bacon.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Macarrão oriental

Não irei me atrever a chamar esta receita de "Quase Yakissoba" ou "Yakissoba Preguiçoso", por exemplo, pois seria uma ofensa a esse prato tão tradicional...rs!
O Yakissoba tem alguns ingredientes importantes que não incluí na receita, além do tempo específico de cozimento de cada legume/verdura.
Na verdade, fiz um improviso na casa de minha mãe com alguns ingredientes que encontrei, ficou muito bom e é isso que importa! Rs...



Ingredientes:
500g de massa de sua preferência (usei penne);
Água, sal e óleo para cozimento da massa;
1 kg de filés de frango sem osso (peito, sobrecoxas, coxas) cortados em filetes;
600g de legumes/verduras para Yakissoba (usei os de pacote que já vem para o preparo de Yakissoba - cenoura, couve-flor, brócolis, acelga);
3 sachês de caldo de carne;
1 colher de sopa de óleo;
1 cebola grande cortada em cubos;
1 xícara de chá de molho de soja (shoyu);
1 colher de sobemesa de maisena;
1/2 xícara de chá de água.

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa "al dente" e reserve.
Tempere os filezinhos frango com o caldo de carne em pó e refogue-os em uma panela aquecida com óleo e cebola, até que estes estejam cozidos.
Após, junte os legumes/verduras e cozinhe-os um pouco, apenas, de forma que fiquem um pouco "crocantes" ainda. Retire-os da panela e reserve.
Na mesma panela, com fogo baixo, coloque o shoyu, a maisena, a água e mexa até que a caldo engrosse.
Depois, junte o macarrão e os legumes/verduras ao caldo e misture.
Se preferir, coloque um pouco de óleo na panela em que foi cozida a massa (para economizar panela...rs!) e dê uma fritada no macarrão (se quiser que fique "mais light" não frite) e, após, junte o frango com os legumes. Huummm!

Dica: Essa receita é bem prática e rápida. Uma mãozinha para aqueles dias de pressa. Para preparar esse tipo de prato, é ideal que se coloque os legumes e verduras separadamente, pois cada um tem seu tempo de cozimento. No entanto, existem esses pacotes que já vem com os legumes cortados para Yakissoba. Eu procuro sempre comprar, pois, além de ser prático, utilizo em outros preparos para o dia-a-dia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Espaguete com iscas de carne e molho de mostarda

Gostaria de ter dado mais uma incrementada nesta receita, mas ela foi feita no improviso. De qualquer forma, ficou uma delícia e, portanto, vou postar para vocês!


Ingredientes:
500g de massa de sua preferência;
2 colheres de sopa de óleo;
400g de filé em iscas (filé mignon, alcatra, coxão mole);
2 caixas de creme de leite;
1/2 cebola picada;
1 colher de sopa de margarina;
1/2 xícara de chá de mostarda amarela;
2 colheres de sopa de mostarda escura;
2 colheres de sopa de catchup;
2 colheres de sopa de mostarda em grão (levemente "socada");
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.

 Modo de Preparo:
Cozinhe a massa em água, sal e óleo até que esta fique "al dente" e reserve.
Tempere as iscas de carne com sal e pimenta-do-reino.
Depois, esquente uma panela com um fiozinho de óleo e sele as iscas de carne. Não cozinhe-as muito. Retire-as da panela e reserve também.
Na mesma panela (ela fica marronzinha no fundo), derreta a margarina e refogue as cebolas até que essas fiquem transparentes.
Após, acrescente a mostarda amarela, a escura, os grãs de mostarda, o catchup e, por último, acrescente o creme de leite e ajuste o sal. Não deixe que o creme de leite ferva.

Bom apetite!

Dica: Acredito que acrescentar funghi fica tudo de bom! Como acabei fazendo a receita no improviso, não tinha funghi na casa da minha mãe. Mas façam e depois me contem...rs!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Macarronese

Ótima dica para acompanhamento de churrasco, além de ser super prática.


Ingredientes:
500g de macarrão tipo parafuso;
400g de maionese;
2 tomates picados sem sementes;
100g de azeitona sem caroço;
1 lata de seleta de legumes (cenoura, ervilha e milho);
Cheiro verde a gosto;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinhar o macarrão em água e sal "al dente" e misturar os demais ingredientes.

Dica: Para incrementar fica bom também acrescentar presunto em cubos ou frango desfiado. Já para quem gosta de misturar doce e salgado, a sugestão é acrescentar maçã picada e/ou passas.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Espaguete na manteiga

Simples e saboroso! Massa é bom de qualquer jeito, não?


Ingredientes:
300g de espaguete;
1 colher de sopa de óleo;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
1/2 xícara de chá de manjericão;
2 xícaras de chá de tomates cereja cortados ao meio;
1 tablete de caldo de galinha.

Modo de Preparo:
Cozinhe o espaguete normalmente na água e no sal até ficar "al dente".
Para o molho, aqueça a manteiga, o caldo de galinha e o manjericão.
Após, acresecente os tomates cereja e dê apenas uma aquecida, não deixando que murchem.
Por último acrescente o espaguete e misture.

Dica: O sabor do manjericão ficará bem apurado. Para quem não aprecia muito, substitua o manjericão por outra erva de sua preferência, como óregano ou salsinha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...