A princípio, a ideia desta receita foi baseada em uma outra publicada por José Hugo Celidônio, no jornal "O Globo".
No entanto, algumas adequações foram feitas para substituir ingredientes que eu não possuía em minha cozinha, assim como para dar o meu toque especial. Com certeza vocês devem já ter tido a experiência, de precisarem adaptar uma receita e acabarem criando outra: ESSA É A ARTE DA CULINÁRIA!
Ingredientes:
Para a carne:
6 bifes de carne de sua preferência (filé mignon, alcatra, coxão mole...);
1 colher de sopa de óleo;
Pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto.
Para o molho:
1 colher de sopa de manteiga/margarina;
1 cebola média picada;
5 champignons fatiados;
3 colheres de sopa de mostarda;
1 caixa de creme de leite;
Molho inglês a gosto.
Modo de Preparo:
Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino e os reserve por alguns minutos.
Depois, esquente uma panela, acrescente o óleo, sele os bifes (de forma que eles não percam muito "caldo") e retire-os da panela.
Nessa mesma panela acrescente a manteiga, a cebola e refogue, sem deixar que a cebola doure muito. Após, acrescente o molho inglês e incorpore o "fundinho" da panela. Em fogo brando, coloque a mostarda, os champignons e, por fim, acrescente o creme de leite.
DicaS: Os bifes poderão ser ao ponto, caso seja de seu gosto. Também há possibilidade de fazer como escalopes de cerca de 2 cm de altura, que ficarão mal passados por dentro.
É bem interessante que, ao selar os bifes, deixe-se a panela com aquele "marronzinho " no fundo para preparar o molho. Esse foi um dos diferenciais que incorporei à receita e que fez toda a diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário